Abdominal

 

 

Seu treino de barriga parou de dar resultado? É hora de turbiná-lo

 

Por Olga Penteado

Quando o assunto é abdominal, nada se iguala ao exercício feito à moda antiga, em que levantamos o tronco do chão, quase ao ponto de sentar (como nesta foto). Lembra das aulas de educação física da sua infância? Pois é, um estudo científico recente feito nos Estados Unidos concluiu que o full sit-up, como o movimento é conhecido em inglês, é o campeão na hora de recrutar as fibras de todos os músculos da barriga. Os pesquisadores da Medical College of Georgia, uma faculdade de medicina norte-americana, chegaram a essa conclusão depois de medirem a contração muscular exigida por seis tipos de abdominais.

Ao contrário do que muita gente pensa, o movimento não prejudica a lombar se for executado da maneira correta por pessoas que já têm a região abdominal mais fortalecida. O segredo está em prender bem os pés, para que a musculatura da base da coluna descole do chão suavemente, sem trancos.

O treino é voltado para quem já está habituado a fazer abdominais e que, por isso, tem a musculatura preparada para executar os movimentos sem prejudicar a região lombar. Se você não é avançado, indicamos uma versão mais fácil de cada um dos exercícios. Agora sim: a barriga definida e retinha com os músculos desenhados está nas suas mãos.

 

O intervalo entre as séries é de 30s a 40s

 

truque para o sit-up ideal

* Os pés devem estar fixos no chão. Para isso, você pode colocar caneleiras pesadas (mais de 4 quilos), em cada uma das pernas, apoiar os pés embaixo de um sofá ou ainda pedir para alguém segurá-los enquanto faz o exercício.

* Não suba com as costas retas. Elas devem permanecer arredondadas.

* Quando estiver subindo, não sente, pois se você formar um ângulo de 90 graus, sentando completamente, o músculo será menos exigido.