Musculação para mulheres e o medo de ficar "grande"

15-04-2011 19:28

Dica do Professor José

 

Ao iniciarem o treinamento na musculação, a maioria das alunas tem o receio de ficar musculosa, ou seja, ter o corpo parecido com o dos homens. A expressão mais usada pelas mulheres é “eu não quero ficar grande”. Para isso ocorrer, a mulher deve ter necessariamente uma predisposição genética à hipertrofia, o que é pouco comum.

 

O receio se torna infundado devido a algumas características:
- as mulheres possuem um número menor de fibras musculares que os homens;
- as fibras musculares são menores;
- a produção de testosterona é de 10 a 20 vezes menor.

Os itens acima são diferenças importantes entre homens e mulheres, e essas especificidades do sexo feminino dificultam o trabalho de hipertrofia. Portanto, sem o uso de anabolizantes será muito difícil a mulher ficar com o corpo masculinizado.

Por outro lado, os exercícios na musculação, se realizados com a técnica correta e com um programa de treinamento adequado, trarão os seguintes benefícios:
- melhor modelagem óssea, o que previne a osteoporose;
- aumento de força para realizar atividades cotidianas e para os esportes;
- aumento da massa muscular e diminuição de gordura corporal;
- aumento da autoestima;
- músculos mais fortes reduzem o risco de lesões musculares e articulares.

Normalmente, as mulheres não gostam de exercícios para membros superiores (peitoral, dorsal, bíceps e tríceps) e alegam que são exercícios para homens. No entanto, desenvolver a musculatura dos membros superiores é importantíssimo, pois é comum encontrarmos problemas posturais. Exemplo: a hipercifose (aumento da curvatura da região dorsal), isto é, a pessoa com uma aparência corcunda. Com um trabalho de fortalecimento dos músculos dorsais, assim como alongamento do peitoral, isto pode ser corrigido ou atenuado. Então, se você não gosta de determinados exercícios, converse com seu professor e tentem entrar num consenso, mas não deixe de trabalhar a musculatura dos membros superiores.

É evidente que existem alterações corporais a partir da prática da musculação e da mudança nos hábitos alimentares, mas para que você atinja seus objetivos é fundamental a figura do profissional de Educação Física na elaboração do programa de treinamento.

 

Voltar